page-header

Viscosuplementação

cartthyal-link-compra
×
Entregas gratuitas em Portugal Continental em 48 a 72 horas. Pagamentos por transferência bancária poderão demorar mais 24 horas além do normal.
O que é a artrose?

A artrose, ou osteoartrose, consiste na degeneração progressiva das articulações. É uma das principais causas de incapacidade funcional e afeta principalmente os joelhos, podendo também estar presente nas ancas, tornozelos, mãos e coluna. Os sintomas mais comuns são rigidez, edema e dor. Ao contrário da dor aguda ou temporária que pode ser causada pela inflamação de uma articulação, a osteoartrose é uma doença articular degenerativa e a dor pode ser crónica.

Esta patologia é uma consequência do envelhecimento e do uso natural das nossas articulações ao longo da nossa vida. Com o envelhecimento, o perfil da cartilagem das articulações do nosso corpo muda.

O conteúdo de água da cartilagem aumenta enquanto as proteínas que constituem a cartilagem degeneram lentamente. Como resultado, a cartilagem começa a deteriorar e  desgastar-se.

A osteoartrose desenvolve-se lentamente ao longo do tempo e a sintomatologia associada vai piorando à medida que as articulações se deterioram. Embora não haja cura para a osteoartrose, existem muitas opções de tratamento disponíveis para ajudar os pacientes a controlar os sintomas e manterem-se ativos.

Articulacao-2
Quem pode ser afectado pela osteoartrose?

80% da população mundial com mais de 65 anos padece da patologia, sendo que 60% destes têm sintomas.

Indivíduos que praticaram desporto, principalmente desportos de contacto (futebol, andebol, rugby, basquete, artes marciais, etc.) também poderão sofrer desta patologia, pelos traumatismos e lesões de repetição que aceleram o processo degenerativo das suas articulações.

Indivíduos com excesso de peso poderão ter maior dificuldade em lidar com os sintomas da osteoartrose e a sofrerem de uma evolução mais rápida da doença, pela carga excessiva e pressão exercida nas articulações, principalmente dos joelhos, ancas e tornozelos.

Que tratamentos existem?

No seu estágio inicial, a osteoartrose é tratada com métodos não cirúrgicos. O médico assistente pode recomendar uma variedade de tratamentos, incluindo por exemplo:

  • exercício regular de intensidade moderada
  • perda de peso
  • dispositivos de contenção elástica que ajudem a reduzir a pressão exercida nas articulações durante as suas atividades diárias
  • anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e analgésicos
  • fisioterapia
  • injeções de corticoides
  • viscosuplementação
O que é a viscosuplementação?

O ácido hialurónico está presente em vários tecidos do nosso corpo (pele, olhos, cartilagem, articulações). No líquido sinovial das articulações, o ácido hialurónico existe em grande quantidade. É um composto com elevada viscosidade, atuando como lubrificante natural articular e facilitando a absorção de impactos transmitidos à articulação, assumindo um papel preponderante no seu normal funcionamento.

Durante o desenvolvimento da patologia osteoartrítica, a concentração e a qualidade do ácido hialurónico intra-articular diminui.

Como o próprio nome indica, a viscosuplementação consiste em complementar, em suplementar a articulação em deficit de ácido hialurónico, com um gel viscoso de ácido hialurónico artificial, sintético. O objetivo deste tratamento é repor artificialmente a viscosidade natural do fluído articular. Ao injetar ácido hialurónico sintético na articulação, o médico assistente pretende facilitar a lubrificação temporária da articulação, diminuindo assim a dor e melhorando a sua função.

Quem deve realizar a viscosuplementação?

Regra geral, são elegíveis para tratamentos com viscosuplementação:

  • Pacientes com osteoartrose sintomática, de preferência numa fase inicial dos sintomas, com queixas de dor, rigidez ou edema da articulação.
  • Pacientes com artrose com indicação cirúrgica, mas que preferem não recorrer à cirurgia (ou não são candidatos pela presença de contraindicações)

O médico assistente é a pessoa certa para informar o paciente se a viscosuplementação é a solução mais adequada à sua situação.

Como decorre o procedimento?

O procedimento é efetuado pelo médico assistente em regime de ambulatório (não requer hospitalização) e poderá ter a duração aproximada de 15 minutos.

Geralmente procede-se à administração de um analgésico local antes da aplicação do produto. Tratando-se de uma injeção intra-articular, para prevenir a infeção, são seguidos todos os cuidados de assepsia e higienização (desinfeção da área a injetar, utilização de agulha descartável, etc.). O paciente não necessita ter nenhuns cuidados especiais antes de realizar o procedimento. Não precisa, por exemplo, de interromper qualquer medicação que esteja a tomar.

Após o tratamento, de maneira geral, o paciente pode regressar à sua atividade diária normal, sendo recomendado repouso moderado durante 48 horas, evitando esforços físicos mais exigentes, especialmente na articulação submetida a tratamento. Geralmente, é também recomendado a aplicação de gelo no local.

Qual é a duração do efeito do tratamento?

Dependendo do tipo de tratamento escolhido pelo médico, o procedimento pode consistir em 1 injeção ou em 3 ou mais injeções (separadas por uma semana entre cada). À partida o tratamento poderá ser eficaz por 1 ano, mas consoante o grau de gravidade da osteoartrose, o tratamento pode ter de ser repetido a cada 6 meses.

Onde pode ser adquirida a viscosuplementação recomendada pelo médico?

Se o hospital, clínica ou consultório onde fez a consulta adquire viscosuplementação directamente às empresas distribuidoras, o paciente não terá de se preocupar em adquirir pessoalmente o produto, pois o estabelecimento em questão já o tem disponível.

Caso o estabelecimento não tenha por hábito adquirir a viscosuplementação, o paciente pode optar por a comprar directamente à empresa que distribui o produto ou na farmácia.

Se o seu médico assistente lhe recomendou Carthyal One, pode adquirir o produto directamente à Neosanté Health Solutions nesta mesma página (clique aqui) ou pode entrar em contacto directo connosco por telefone (211452070) e teremos todo o gosto em o/a ajudar a completar a sua encomenda. Após a finalização da mesma, Carthyal One será expedido por transportadora directamente para a sua morada, devidamente embalado – e com portes grátis.

Em alternativa, pode recorrer a uma farmácia de sua preferência. Caso o produto não esteja disponível de imediato no stock da farmácia, encomende ao balcão e no mesmo dia ou no dia seguinte deverá estar pronto para levantamento.

Que tipos de viscosuplementação existem?

Os vários produtos de viscosuplementação disponíveis no mercado diferem entre si numa variedade de características:

  • Constituintes do produto (alguns produtos têm na sua composição unicamente ácido hialurónico; outros são associações de ácido hialurónico com outras substâncias);
  • Dosagem de ácido hialurónico (existem diferentes dosagens disponíveis: 10mg; 20mg; 32mg; 40mg; 75mg, etc.);
  • Quantidade por seringa (existem seringas com diferentes quantidades: 2ml, 3ml, 6ml);
  • Número de injeções por tratamento (existem produtos cujo tratamento consiste em 1 única injeção; outros tratamentos podem necessitar de 3 a 5 injeções);
  • Tipos de ácido hialurónico (alguns produtos são constituídos por ácido hialurónico de alto peso molecular; outros produtos por ácido hialurónico de baixo peso molecular. O ácido hialurónico também pode ser Cross-linked - que à partida permite tratamentos com menos injeções, ou linear - que pode obrigar a tratamentos com várias injeções);
  • Viscosidade do produto (diferentes produtos apresentam diferentes níveis de viscosidade);
  • Preços (os tratamentos com 1 injeção têm um custo unitário por seringa mais elevado que os preços unitários por seringa dos tratamentos com 3 a 5 injeções, se bem que o custo do tratamento completo possa ser muito próximo – dependendo da marca de produto);

Não existe um único produto ideal para todos os pacientes. Cada caso é diferente e cabe ao médico assistente, que conhece as diversas opções terapêuticas existentes, escolher o produto com as caraterísticas que melhor se adaptam à realidade de cada paciente em particular.

O que acontece após o tratamento com viscosuplementação?

Regra geral, o paciente pode ir para casa logo após o procedimento. Antes do procedimento, deverá perguntar ao médico se pode conduzir, caso necessite de o fazer. Dependendo da articulação sujeita a tratamento, a condução pode ficar ligeiramente comprometida por um curto período de tempo.

Alguns pacientes sentem uma leve dor, calor e inchaço logo após o procedimento. Esses sintomas geralmente não duram muito. Caso os sintomas persistam ou se sentir calor intenso, vermelhidão, dor ou febre alta, deverá informar o seu médico assistente de imediato.

Caso o médico recomende um tratamento de 3 ou mais injeções, o paciente deverá cumprir o tratamento nas datas indicadas. O procedimento pode não ser eficaz se o esquema de tratamento não for respeitado.

Não é de esperar que a injeção de ácido hialurónico alivie os sintomas imediatamente. Dependendo do paciente e da gravidade da osteoartrose, pode levar várias semanas antes de se começar a notar a diferença.

Dependendo de cada caso, este é um tipo de tratamento que – isolado ou em conjunto com outras medidas, mencionadas anteriormente – pode atrasar ou impedir a necessidade de intervenção cirúrgica na articulação. No entanto, é um tratamento que irá ser necessário repetir de tempos a tempos. A doença osteoartrítica e os seus sintomas não irão desaparecer após um procedimento. Poderá sentir alívio dos sintomas durante vários meses, mas mais cedo ou mais tarde, irá necessitar de repetir o tratamento.

O seu médico assistente é a sua melhor fonte de informação. O texto acima foi criado com base em opiniões publicadas de diversos especialistas da área, mas não pretende substituir a opinião fundamentada e profissional do seu médico assistente. Em caso de dúvida ou contradição, a opinião do seu médico prevalece a este texto.

Back to top of page